Get Adobe Flash player

Pesquisar



Nossos Clientes

Parceiros

Matérias

20/10/2011 -

O que são as categorias dos motores elétricos? E quais as categorias existentes?

Ref. WEB MOTORES

Conforme as características de conjugado em relação à velocidade e corrente de partida, os motores de indução trifásicos com rotor de gaiola são classificados em categorias, cada uma adequada a um tipo de carga. De acordo com a norma NBR 17094, definem-se as seguintes categorias:

Categoria N Conjugado de partida normal, corrente de partida normal, baixo escorregamento. Constituem a maioria dos motores encontrados no mercado e prestam-se ao acionamento de cargas normais, como: bombas, máquinas operatrizes e ventiladores etc.

Categoria H – Conjugado de partida alto, corrente de partida normal, baixo escorregamento. Usados para cargas que exigem maior conjugado de partida, como peneiras, transportadores carregadores, cargas de alta inércia, britadores etc.

Categoria D – Conjugado de partida alto, corrente de partida normal, alto escorregamento (+ de 5%). Usados em prensas excêntricas e máquinas semelhantes, onde a carga apresenta picos periódicos. Usados também em elevadores e cargas que necessitam de conjugado de partida muito alto e corrente de partida limitada.



Para maiores informações consulte o catálogo Motores Elétricos - Baixa Tensão (Mercado Brasil), disponível na Central de Downloads WEG : http://www.weg.net/br/Produtos-e-Servicos/Geral/Central-de-Downloads

mais matérias